Uma torção no tornozelo às vezes pode parecer um ato corriqueiro pode acontecer com qualquer pessoa errar um degrau sim ou usando um salto alto em uma festa, mas se você torce o tornozelo com muita frequência, precisa ficar olhando para ver onde está pisando, isso pode ser um problema!

Na maioria das vezes que torcemos o tornozelo o pé vira para dentro em um mecanismo que nós chamamos de inversão e rotação externa isso coloca em risco os ligamentos mais frágeis da região do tornozelo que são os ligamentos localizados na região Ântero lateral.
Essa região é composta por três ligamentos em conjunto o ligamento fíbulo-talar anterior , o anterior o ligamento fíbulo-talar posterior e o ligamento fíbulo-calcâneo.
Desses três o ligamento fibo lutalar anterior é o mais frágil e é o que mais frequentemente é rompido nas torções de tornozelo.
torção de tornozelo
De uma maneira geral as lesões no tornozelo tem um grande potencial de cicatrização. Na grande maioria dos casos das lesões vão cicatrizar e o tornozelo vai voltar a funcionar perfeitamente.
O que nós precisamos fazer é nos certificar de que esse ligamento vai cicatrizar da maneira correta por isso se você teve uma torção grave do tornozelo sentiu que ele ficou bastante inchado ou apareceu um roxo ao redor do tornozelo é muito importante procurar ajuda
Pode ser necessário o uso de uma imobilização temporária que pode ser uma bota Ortopédica ou uma tornozeleira com estabilizador.
Dependendo da gravidade da lesão Eu costumo indicar para os meus pacientes um imobilizador de tornozelo com duas talas uma na parte de dentro e uma na parte de fora e um fecho de velcro que cruza a parte da frente do tornozelo, essa imobilização permite que a pessoa continue caminhando e siga fazendo a reabilitação da sua lesão

É muito importante não agravar a lesão e evitar novas torções no período recente isso para que a gente consiga um tecido de cicatrização ideal para que o tornozelo mantenha a sua firmeza e sua estabilidade.
No caso daquelas pessoas que já tem uma história de vários episódios de torção de tornozelo o caso pode ficar diferente. Quando o tornozelo está sempre falhando ou a pessoa precisa ficar olhando por onde anda ou sente uma insegurança, sente que o tornozelo vai sair do lugar a qualquer momento chamamos isso de instabilidade.
A instabilidade pode se dar em dois grandes grandes grupos:
Aquelas pessoas onde existe uma frouxidão ligamentar generalizada e por isso a articulação não funciona bem
Em outro grupo daquelas pessoas onde houve uma cicatrização ruim do ligamento ele cicatrizou alongado frouxo e o tornozelo para de funcionar.
No grupo das pessoas que possuem frouxidão cápsulo- ligamentar generalizada , os ligamentos todos possuem elasticidade aumentada o que permite movimentos mais amplos que a maioria das pessoas nao conseguiria, como por exempo tocar o antebraço com o polegar.
Nessas pessoas , normalmente o tratamento é feito de maneira sem cirurgia com auxílio de imobilizações e órteses e trabalho de reforço da musculatura e normalmente essas pessoas acabam evoluindo muito bem e raramente necessitam de cirurgia.
No grupo das pessoas que não possuem frouxidão ligamentar generalizada e tem uma lesão do ligamento do tornozelo que cicatrizou o mal uma boa saída é uma cirurgia para reconstrução desses ligamentos.
Hoje em dia na grande maioria dos casos conseguimos realizar esse tipo de reconstrução ligamentar com auxílio de artroscopia, ou seja uma cirurgia minimamente invasiva com auxílio de uma câmera. Através de pequenos furos na pele conseguimos manipular e reconstruir esses ligamentos rompidos e a recuperação é bem mais rápida. Normalmente é necessário um período de uso de muletas e é recomendado o uso de um estabilizador externo, uma tornozeleira específica até que complete toda a cicatrização dos tecidos se a cirurgia funcionar como previsto a recuperação é plena e a pessoa pode voltar a praticar esportes usar calçados de salto alto sem problema.
Aí na esquerda sou eu realizando cirurgia por vídeo!
Existe um risco de negligenciar esse tipo de lesão e fingir que é tudo bem. Todas as vezes que se torce o tornozelo ele pode sair da posição e as estruturas dentro da articulação entram em conflito, um osso se choca contra o outro, a cartilagem raspa nos ossos vizinhos e ao longo do tempo isso pode levar lesões graves de cartilagem e o aparecimento de artrose que é o desgaste da articulação.
Outra coisa que pode acontecer quando os ligamentos não estão funcionando é que os tendões que ajudam a manter a estabilidade do tornozelo começam a ficar sobrecarregados apresentam tendinites e no final das contas podem sofrer rupturas, isso é muito comum quando a gente pensa no tendão do fibular curto que é um dos principais tendões que funciona em conjunto com ligamento talo-fibular anterior que é aquele mais frágil e que se rompe com maior frequência.
É muito importante pensarmos também na prevenção de lesões:
O aquecimento: estar aquecido para atividades físicas é muito importante pois aumenta a circulação de sangue nos músculos que conseguem se contrair mais rápido e segurar o tornozelo na posição correta antes que haja uma ruptura ligamentar.
Estar preparado para fazer a determinada atividade física com treinamento táticos e técnicos também é muito importante.
E não pode faltar o treinamento de força! Exercícios de musculação fazem com que nossos músculos e tendões suportem mais peso, mais carga, mais repetições e fazem com que eles fiquem mais fortes protegendo melhor as nossas articulações e os nossos ligamentos e a nossa saúde de uma maneira geral.
E o alongamento… Bem o alongamento é tema para outra hora, minha opinião nesse tópico é polêmica e vai ” dar pano para manga “!
Se você tem alguma dúvida sobre esse tema de lesões ligamentares, deixe aqui a sua mensagem que nós vamos tentar esclarecer todas as dúvidas um grande abraço e até a próxima !
Agende sua consulta clicando aqui!
Início